A FAGEN

Idealizada para oferecer Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis e Economia, em 1963, a Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia (FACEU) é inaugurada após os esforços de diversas pessoas, dentre elas Prof. Juarez Altafin, Prof. Régis Elias Simão e Prof. Jacy de Assis. O curso de graduação em Ciências Contábeis foi o primeiro a ser autorizado e iniciado na FACEU. Superando alguns desafios, como autorizações do MEC, contratação de professores, elaboração de vestibular e escassez de recursos para manter os cursos, a FACEU inicia a oferta do Curso de Graduação em Administração em 1965. Inicialmente, a Faculdade funcionou no prédio da Faculdade de Direito, passando posteriormente para o prédio da Faculdade de Filosofia e depois para um prédio em frente do Colégio Brasil Central. Na sequência foi instalada em prédio próprio, na Praça Dr. Duarte, onde atualmente funciona uma escola estadual, permanecendo até a integração da Universidade de Uberlândia, tema do parágrafo seguinte, quando seus cursos foram alocados no Campus Santa Mônica.

Em agosto de 1969, as seis escolas superiores que existiam em Uberlândia foram integradas na Universidade de Uberlândia (UnU), que ainda era uma instituição privada e cobrava mensalidade dos alunos. Dois anos depois, em 11 novembro de 1971, o curso de Administração foi reconhecido pelo MEC por meio do Decreto Lei nº 69.535/71. Ano significativo para Uberlândia e região, 1978 marca a federalização e a constituição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No mesmo ano, outra mudança importante: os cursos deixam de pertencer às Faculdades e são organizados em três centros: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR); e Centro de Ciências Biomédicas (CEBIM). Dessa forma, cada centro era formado por Departamentos, onde os cursos estavam alocados: Administração e Ciências Contábeis passaram a compor um Departamento dentro da CEHAR. Cada departamento tinha um Chefe de Departamento e cada curso um Coordenador. Em 1981, foi iniciada a discussão sobre o desmembramento dos cursos, visando a oferta de conteúdos mais focados em suas áreas específicas, resultando na separação definitiva de Administração e Ciências Contábeis em novembro de 1986: é a origem do Departamento de Administração (DEPAD).

Na vanguarda, o DEPAD começa a ofertar cursos de especialização (conhecidos como MBAs): o lançamento aconteceu em 1993 com o MBA em Gestão Empresarial. Esses primeiros passos fomentaram a experiência, expertise e renome dos diferentes cursos de especialização ofertados ao longo do tempo pela FAGEN. Outro marco importante em 1993 foi a criação da Apoio Consultoria, a empresa júnior Cursos de Administração e Gestão da Informação (saiba mais em https://apoioconsultoriajunior.com.br/). Em 1999, o novo estatuto da Universidade Federal de Uberlândia apresenta uma mudança de grande impacto na estrutura da UFU: a extinção dos Centros e Departamentos e a volta das Faculdades, dos Institutos e afins. A ideia da UFU era consolidar Faculdades dentro de uma única instituição, diferente do que ocorria nos indos 1960. Com isso, em 2000, o então DEPAD formou a Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN da Universidade Federal de Uberlândia.

A partir daí, a FAGEN experienciou um crescimento ainda mais exponencial: o projeto para criação do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico) foi aprovado, dando origem à primeira turma em 2003; em 2006, houve a criação do curso piloto de Administração à distância; e em 2008 foi aprovado o Curso de Graduação em Administração em período Integral, com início das atividades no primeiro semestre de 2009. Ainda em 2009, houve a aprovação do projeto pedagógico do Curso de Graduação em Gestão da Informação, a primeira turma de GI iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2010, visando formar profissionais para capacitados a transformar dados em informações como apoio à tomada de decisão, ou seja, profissionais com habilidades e competências em gestão, análise de dados e tecnologias da informação e comunicação. No primeiro semestre de 2011, a FAGEN implementou outro projeto: o Curso de Graduação em Administração Pública ofertado no formato EAD. Em 2015, foi iniciado o Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO), com a oferta de Mestrado Profissional. Em 2021, com quase 70 professores doutores com diferentes formações, experiências e vivências práticas, mais de 3.000 alunos de graduação, especialização e Pós-Graduação, diversos acordos estabelecidos com instituições internacionais de ensino e pesquisa, relevante destaque e representatividade na UFU e parcerias estabelecidas com organizações públicas e privadas, a FAGEN é referência em ensino, pesquisa e extensão.

 

Adaptado do texto disponível em http://www.fagen.ufu.br/fagen/nossa-historia